domingo, 21 de novembro de 2010

O importante é ser você

Quem é você quando acata o que os outros dizem ou repete o que eles fazem? Ninguém. Você desaparece na multidão.
O conselho “seja você” não é superficial como parece. Pedir aprovação é o primeiro passo para ser rejeitada. Quando recriminam o seu jeito de ser, não tente se encaixar. Apenas imponha a sua autenticidade. É assim que se conquista respeito. E às vezes até lança-se moda.
Não se deixe contaminar com os complexos alheios. As pessoas repudiam o que lhes parece diferente, ou o que elas gostariam de ser e não conseguem. Daí vem a inveja, o ciúme, a postura defensiva. Normal. Não se abale.
O desconhecido sempre assusta. Isso porque mexe com nossos parâmetros, os paradigmas, e nos faz refletir “quem eu sou”. O diferente tira as pessoas da sua confortável poltrona e as coloca na janela, o que lhes permite enxergar por um outro referencial, não tão querido porque desconhecido e tão amplo que as tira de seu ponto de equilíbrio.
Quando uma nova realidade se apresenta, primeiro nos defendemos, para só mais tarde observá-la e compreendê-la. Isso é para os sábios, abertos ao novo. Para quem tem o ego muito preso e pré-moldado, a sensação de desconforto é insuportável. Daí vem a repulsa.
Sabedoria é saber discernir quando o problema é deles, e não seu.O medo e a culpa são o adubo da padronização de comportamentos, o que há de mais nocivo para a evolução humana.
Ser autêntica não é ser arrogante nem se sentir superior. É apenas assumir-se diferente. Como todos, na realidade, são uns dos outros. Mas disfarçam bem pra tentar espantar suas inseguranças.